terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diário Oficial traz lista dos aprovados para 2.900 vagas de professores. Governo promete convocação única

Edição de terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 

Promessa de 3.500 convocados na educação



Rede estadual conta com 699 escolas e enfreta déficit de professores em disciplinas como Física e Química. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O Diário Oficial do Estado (DOE) traz hoje os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec). Serão preenchidas 2.900 vagas para professores e 600 para o pessoal de apoio. A promessa do Governo do Estado é convocar todos os aprovados de uma só vez, em razão da falta desses profissionais nas escolas. A necessidade de nomeação imediata é latente, visto que as aulas na rede estadual começam no dia 1º de março, mas ainda existem unidades sem professor.
A coordenadora das Diretorias Regionais de Educação e membro da comissão organizadora do concurso, Elizabeth Jácome, esteve reunida com o secretário estadual de administração, Antônio Nóbrega, para debater sobre a publicação do DOE. A professora disse que foi garantido e autorizado pela governadora Rosalba Ciarlini, a convocação das 3.500 pessoas aprovadas no concurso. "Na atual gestão já se aposentaram mais de mil professores. Muitos estavam com a aposentadoria atrasada há anos", apontou sobreo déficit de servidores na Educação.

Ao todo o estado tem 16 regionais abrigando 699 escolas. Elizabeth explica que a maior deficiência em relação ao quantitativo de professores é na região do Mato Grande, nos municípios de João Câmara e Ceará Mirim. Muitos profissionais preferem ficar em cidades mais centrais, deixando os municípios menores com vagas no magistério. De uma forma geral, a maior necessidade, que segundo Elizabeth existe em todo Brasil, é por professores das ciências da natureza, por exemplo, química e física.
Um dos diferenciais do concurso é que durante os dois anos de período probatório os servidores poderão mudar entre os municípios do polo que prestaram concurso e após esse período a transferência pode ser solicitada a qualquer momento. "O concurso tinha cinco polos em todo estado. O candidato fez a opção entre um dos polos e não mais por município", esclareceu a coordenadora das Direds.
A representante da Seec recebeu a garantia da Secretaria de Administração que serão colocadas Juntas Médicas em todo estado. A medida deve acelerar o processo de nomeação dos convocados do processo seletivo. Em Natal, durante os próximos 30 dias irá funcionar a Junta Médica dentro da Secretaria de Educação. "O Governo garantiu que vai continuar com os contratos temporários e as 10 horas suplementares que cada professor pode fazer", lembrou Elizabeth.
"Está confirmado a divulgação dos resultados, mas ainda não sei como será feita a convocação", resumiu Antônio Nóbrega. O titular da pasta afirmou apenas que será conforme a demanda da Secretaria de Educação.
O concurso ofertou vaga para as seguintes componente curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Cerca de seis mil candidatos se inscreveram no processo seletivo.
DiariodeNatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

          ONTEM O CALENDÁRIO VIROU MAIS UMA PÁGINA DE MUITA ALEGRIAS PARA TODOS NÓS, O ANIVERSÁRIO DE NOSSA AMADA MARIZA HONORAT...