quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cursinhos preparatórios no interior


Um convênio firmado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Prefeitura de Ipanguaçu irá proporcionar a estudantes de baixa renda acesso gratuito ao curso pré-vestibular. As vagas são destinadas aos alunos da rede pública de ensino. O documento foi assinado pelo Reitor da Ufersa, Francisco Praxedes, e o prefeito Leonardo Oliveira, durante solenidade de lançamento do Cursinho Universitário Popular, na Câmara Municipal. 

Inicialmente, o curso atenderá a 80 alunos. A ideia é democratizar o acesso às universidades públicas junto aos alunos que estejam concluindo ou já tenham concluído o Ensino Médio nas escolas públicas de Ipanguaçu, município do Vale do Açu. As aulas serão ministradas por universitários da Ufersa, que contarão com bolsas de incentivo concedidas pelo Município. As aulas serão ministradas sempre aos sábado, no horário matutino, na escola municipal do conjunto habitacional Presidente Lula.
O reitor Francisco Praxedes destacou que o ensino superior é uma grande oportunidade, um passo fundamental para a construção de uma vida profissional. "Cabe agora aos jovens se dedicarem inteiramente para conquistar uma das tão sonhadas vagas" afirmou.
Leonardo Oliveira ressaltou que as aulas representam uma oportunidade especial tanto para os estudantes que apresentam maior dificuldade de aprendizado, quanto àqueles que desejam reforçar os estudos. "Esse convênio com a UFERSA equilibra as chances e será de grande ajuda para que os jovens consigam entrar em boas universidades e, em um futuro próximo, cheguem bem qualificados ao mercado de trabalho", afirma Leonardo.
A estudante Hilbaty Rodrigues, 20 anos, que cursa o 7º Período de Agronomia na Ufersa, será uma das monitoras do cursinho. Ela acredita que o cursinho pré-universitário é um importante aliado para os alunos das terem maior chance de competir com os de escolas provadas. A estudante, também egressa da rede pública de ensino, lembra que quando concluiu o Ensino Médio precisou fazer um cursinho particular para melhorar se preparar para o vestibular. "Hoje os estudantes tem uma oportunidade ímpar e devem agarrá-la com todas as suas forças", considera a jovem.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE
POSTADO PELO BLOG O CIDADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

MULHER MORRE APÓS FAZER ESCOVA PROGRESSIVA   POSTADO NO BLOG O CIDADAO  Lidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, morreu na segu...