segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A 500 dias da Copa, o Maracanã é um segredo



Bellini, o capitão vitorioso de1958 e 1962, olha para um mar de operários com uniforme da prefeitura do Rio. Ao redor da estátua que marca o ponto tradicional de encontro para as tardes de futebol no Rio, o barulho dos homens de capacete se confunde com o do trânsito da ruidosa Avenida Maracanã. Ao cheiro dos motores soma-se, agora, a poeira do cimento e do asfalto, sendo trocado ao redor de Bellini.
O craque tem, às costas, aquele que já foi o "maior estádio do mundo", e que, no momento, recebe a obra crucial para a próxima Copa do Mundo. Escondida de Bellini e de toda a população, acontece a fase final da transformação do velho gigante em uma arena nos novos padrões da Fifa, sede da final de 2014.  A competição começa dentro de exatos 500 dias. Antes da Copa do Mundo, o ‘Maraca’ recebe a Copa das Confederações, no dia 15 de junho deste ano – portanto, em 138 dias.
O governo do estado não detalha o cronograma das próximas etapas da obra, e informa apenas que, com 80% prontos, o Maracanã será reinaugurado em abril, dois meses antes das partidas. A entrega do estádio para a Fifa está marcada para 24 de maio - 15 dias antes da primeira partida da Copa das Confederações. O sigilo sobre o que ocorre dentro do imenso anel de cimento e metal, no entanto, aumenta o suspense sobre o que realmente estará concluído. Fora os cerca de 5.500 operários, ninguém pode constatar o estágio atual das obras. A justificativa oficial para o cerco ao canteiro de obras é o risco da fase atual, de instalação da cobertura, com guindastes e transporte de partes metálicas pesadas. Mas sabe-se que, por mais que a obra de agora seja tocada em ritmo acelerado, o projeto do estádio de 2014, com a reestruturação das áreas externas e as instalações que o tornam realmente uma arena moderna, não estarão 100% acabados. É o caso das duas passarelas que darão acesso ao estacionamento. Tanto a que será construída pela prefeitura, prevista para ficar pronta em 2014, quanto a de responsabilidade do governo estadual – cujo edital de licitação não está pronto – só estarão finalizadas para a Copa do Mundo.
FONTE: REVISTA VEJA
POSTADO PELO BLOG O CIDADÃO/FABRÍCIO GABRIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

  ÃE E FILHA DE SANTANA DO MATOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO A LAJES Postado por Assú Noticia às 20:33 Da...