sábado, 16 de fevereiro de 2013

Previsões apontam inverno com chuvas abaixo da média em 2013



As primeiras chuvas ocorridas essa semana e o céu nublado podem indicar o início do período chuvoso no estado. A informação é confirmada pelo climatologista da Universidade Federal da do Semiárido, Ufersa, José Espínola. No entanto, as chuvas localizadas em forma de pancada ainda não indica que teremos um bom inverno. “O mais importante não é que chova muito, mas que essas chuvas sejam bem distribuídas, pois nosso solo armazena pouca água”, explica o especialista.
Outra questão analisada pelos climatologistas é com relação a temperatura dos oceanos. A esperança vem da interferência do Oceano Pacífico, que no momento está neutro, isto é, não indica esfriamento (La Niña) e nem aquecimento (El Niño).  O primeiro fenômeno representa chuvas no Nordeste, ao contrário do segundo, que é sinônimo de seca.
Agora os estudiosos voltam suas atenções para o Oceano Atlântico.  “É necessário que abaixo da linha do Equador essas águas estejam quentes e acima frias. Atualmente esse dipolo estava invertido e isso tem atrasado o início do período chuvoso”, conta Espínola.

Previsões

Os meteorologistas do país reuniram-se duas vezes. A primeira em dezembro na cidade de Campina Grande, Paraíba. A segunda em janeiro, em Fortaleza, capital do Ceará. Desses encontros foram apresentadas previsões para o período de inverno no Nordeste. Segundo José Espínola, até agora as probabilidades apontam para 45% de chuvas abaixo da média, 35% dentro da média e apenas 20% indicam um bom inverno.
Mesmo com essas probabilidades, ainda é cedo para definições sobre a situação climatológica da região. Os especialistas do Nordeste têm um novo encontro nos dias 21 e 22 em Natal, na Emparn, e novas previsões serão apresentadas.
Fonte:Gean Carlos   /  blg o cidadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

  ÃE E FILHA DE SANTANA DO MATOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO A LAJES Postado por Assú Noticia às 20:33 Da...