sábado, 16 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO DE GABINETE JOSE GILCEMAR SILVA, REPRESENTA PREFEITO DR. JOSÉ FERRARI DE OLIVEIRA A MENSAGEM ANUAL, NA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS ONTEM DIA 15/02/13





MENSAGEM DO PREFEITO DR JOSÉ FERRARI DE OLIVEIRA
ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS NA CÂMARA MUNICIPAL

Excelentíssima Senhora Presidenta da Câmara Municipal de Marcelino Vieira, vereadora Verônica de Fátima Rodrigues,
Excelentíssimos Senhores Vereadores,
Minhas Senhoras, meus senhores.

 Neste momento, eu quero lembrar de um pensamento do escritor Patrício Plínio Salgado:

“Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; se teus sonhos te impedem de agir segunda a realidade, nasceste inútil; porém se sabes transformar sonhos em realidade, e a realidade dos teus sonhos na luz do teu coração, então serás grande em tua Pátria, e tua Pátria será grande em ti”.

Dentro dessa visão, cumprimento a vitória de todos os eleitos, rogando a Deus a divina proteção, para que também façam sua parte com coragem e eficiência. Aos que aqui chegam pela primeira vez, construam seus caminhos pautados na ética e na coletividade; aos que aqui regressam muita luz e parcimônia nas suas decisões; aos que renovam mais um mandato, que suas ações não sejam apenas deliberações de um partido político. Lembrem-se todos os senhores que este mandato que ora se inicia é por natureza um mandato popular, e é do povo. Nós somos apenas seus representantes.
É uma honra abrir, mais uma vez, uma Sessão Legislativa, em cumprimento à Lei Orgânica do Município, trazendo à Câmara de Vereadores a Mensagem do Poder Executivo. Sabemos que a independência e a convivência harmônica entre os poderes, enquanto afirmação da Constituição Federal é o princípio fundamental para o avanço da Democracia, portanto, para garantia dos interesses populares acima de quaisquer outros.
E é essa relação harmônica e respeitosa que queremos ver prosperar cada vez mais entre esta Casa Legislativa e o Executivo Local, refletindo vontades e iniciativas da população, pois, somente assim, a cidade poderá ver suas expectativas e valores no trabalho dos seus representantes eleitos.
Em meu primeiro mandato, reconheço e ressalto o trabalho sério e competente exercido pelos Vereadores desta cidade. Homens e Mulheres dignos que nunca se frustraram a apreciar, debater e votar os projetos de interesse da população encaminhados pelo Executivo.
Reassalto ainda, e aqui temos que relatar as imensas dificuldades financeiras que afetaram não só o nosso município, mas também todos os demais municípios brasileiros, em especial os que, como Marcelino Vieira, sobrevive praticamente do repasse do Fundo de participação dos Municípios – FPM, repasse esse bastante reduzido nos últimos quatro anos, consoante é sabido por todos e foi amplamente divulgado pela imprensa nacional.
É bem verdade que os vestígios da grande crise ainda persistem e nem mesmo as medidas adotadas pelo Governo Federal ainda não foram suficientes para normalizar a situação de tranquilidade que os municípios tinham até 2008.
Hoje, temos orgulho em dizer que somos polo em educação, através da Universidade Aberta do Brasil – UAB, o que nos coloca a grande responsabilidade de acolher jovens de outros municípios e até mesmo de outros Estados, invertendo o quadro de outrora, quando Marcelino Vieira, particularmente, mandava seus jovens para estudar em outros centros.
Orgulho-me ainda mais de ter investido esforços para remunerar os nossos professores com um salário digno, cumprindo o pagamento do Piso Nacional dos Professores, que mesmo, diante do aumento dos 22% ajustados no ano passado e que o município não pode atualizar, os nossos docentes já estavam enquadrados dentro deste aumento. Isso nos deixa muito feliz. É compromisso de o Executivo manter nossa educação com qualidade. Posso até não ter erguido grandes monumentos arquitetônicos, porém, investir na educação me faz sentir realizado, neste primeiro mandato.
Precisamos sistematizar e otimizar, ainda mais, os serviços na saúde, e isso já estamos realizando. Para tanto, vamos manter o trabalho bem feito nos PSFs, apoiar ainda mais os programas de apoio à saúde do idoso, da mulher, bem como contribuir financeiramente para o nosso Hospital Maternidade Padre Agnelo Fernandes.
Nas demais áreas, vamos continuar executando com competência os programas sociais de natureza federal. Para tanto, devemos intensificar a inserção de Marcelino Vieira nos Programas de cunho habitacional; incentivar ainda mais os nossos eventos sociais e culturais. Buscando fortalecer identidades próprias de nossa comunidade, com suas características tão diversas, valorizando os grupos artísticos e as manifestações culturais locais.
Hoje, temos a credibilidade e o respeito da população, que vem renovando sucessivamente esse projeto político com uma confiança que só aumenta nossa responsabilidade. Mas isso também nos dá o ânimo necessário para continuar implementando essa política de valorização do ser humano, em seus múltiplos aspectos, sociais, econômicos e culturais.
Nesta oportunidade, gostaria de manifestar meu intenso interesse em construir um governo de participação popular, pois entendemos que é nesse ambiente democrático e participativo que as pessoas vão tomando conhecimento das potencialidades e das dificuldades vivenciadas pelo governo de sua cidade. Há até momentos de surpresa quando constatam, por exemplo, o quanto são pequenos os recursos arrecadados do IPTU quando comparados com o que é gasto com a coleta de lixo e iluminação pública, após os descontos constitucionais de 15% para a saúde e 25% para educação.
Temos plena convicção de que há ainda muito por realizar, ações extremamente necessárias, muitas das quais não dependem apenas do poder executivo municipal. Trata-se de projetos estruturantes, que são verdadeiras alavancas para um desenvolvimento ainda mais dinâmico, ações que, uma vez realizadas, têm potencial para atrair novos investimentos, além de serem elementos importantes para a construção de maior autoestima entre nós, vieirense.
Para esse ano, vamos trabalhar com todo cuidado e responsabilidade que caracterizam nossas gestões, executando o orçamento com parcimônia, transparência e honestidade; não haverá gasto supérfluo e as prioridades continuarão a concentrar-se na saúde, na educação e nos programas sociais que busquem sempre a valorização do ser humano e sua vida.
Para isso, vamos contar, sem dúvidas, com o apoio solidário desta Casa Legislativa, com o discernimento e a maturidade política dos vereadores que, hoje, iniciam a legislatura que, certamente, marcará a história do nosso povo.
Para terminar, deixo aqui as sábias palavras do pintor PABLO PICASSO, que disse:  “O QUE JÁ FIZ NÃO INTERESSA. SÓ PENSO NO QUE AINDA NÃO FIZ”. É assim que me sinto hoje, para enfrentar os próximos desafios.

Muito Obrigado,


JOSÉ FERRARI DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

  ÃE E FILHA DE SANTANA DO MATOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO A LAJES Postado por Assú Noticia às 20:33 Da...