terça-feira, 15 de outubro de 2013

Papa Francisco nomeia brasileiro como secretário da Congregação dos Bispos

O Papa Francisco nomeou como secretário da Congregação para os Bispos, o monsenhor brasileiro Ilson de Jesus Montanari. É o segundo cargo mais importante da Congregação, que tem como prefeito o cardeal canadense Marc Ouellet, que foi indicado por Bento XVI . Montanari subsitui o cardeal Dom Lorenzo Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil entre 2002 e 2012. Entre outras funções, a Congregação é responsável pelo trabalho de triagem dos padres que serão nomeados bispos. A Congregação também acompanha o trabalho dos bispos e da organização das conferências episcopais. Montanari terá a função de uma espécie de secretário-executivo. Ilson já atuava como oficial da Congregação e mora em Roma há alguns anos.

Montanari, de 54 anos, nasceu em Sertãozinho, São Paulo, foi ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989 e depois nomeado pároco na igreja de São João Batista em setembro o mesmo ano. Ele ensinou teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e no seminário de Uberaba, e foi coordenador da pastoral da Arquidiocese de Ribeirão Preto, entre outras tarefas.
Montanari obteve uma licenciatura em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2002-2004). Desde 2008, é funcionário da Congregação para os Obipos. A nomeação é mais uma das mudanças que o Pontífice tem promovido na Cúria Romana, como a indicação em agosto de Pietro Parolin como Secretário de Estado no lugar de Tarcisio Bertone.
FONTE: O GLOBO
VIA: NOSSA JOSÉ DA PENHA
POSTADO PELO BLOG O CIDADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

  ÃE E FILHA DE SANTANA DO MATOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO A LAJES Postado por Assú Noticia às 20:33 Da...