terça-feira, 25 de março de 2014

Aparelho que dentifica o câncer de pele precocemente

  
derma
Aparelho de última geração na identificação precoce do câncer de pele, o equipamento alemão FotoFinder já está disponível em Natal. Médica responsável pela instalação, Regina Jales, professora da UFRN, explica que o aparelho faz uma espécie de escaneamento total da pele, identificando as manchas e sinais e apontando o diagnóstico se é lesão cancerígena ou não.
O FotoFinder amplia as lesões cutâneas em até 70 vezes o que permite uma análise e diagnóstico muito mais preciso. Com essas imagens é possível também fazer uma análise da evolução das lesões a partir da periodicidade do exame. “Os estudos já comprovaram que o câncer de pele, inclusive o melanoma, considerado o mais agressivo deles, tem cura, desde que identificado precocemente e este tipo de exame, chamado mapeamento corporal com dermatoscopia digital é um grande aliado”, destaca a médica.
O exame é indicado aos pacientes com histórico pessoal e familiar de câncer de pele ou que apresentem lesões pré-cancerígenas, bem como para transplantados ou usuários de imunossupressores, que são mais suscetíveis ao câncer de pele, ou até mesmo como check up da pele em pacientes saudáveis. Pessoas que notam alterações no aspecto de alguma lesão cutânea, como aumento do tamanho, sangramento ou mudança de cor, também devem ser investigadas.
“O exame é rápido e permite um diagnóstico muito preciso sobre as lesões da pele de cada pessoa. O equipamento permite fazermos um escaneamento de todo corpo e identificar os que são manchas cancerígenas, nos dando maior segurança na avaliação das lesões de pele e também impedindo retiradas cirúrgicas desnecessárias”, explica Regina Jales. 
 Eliana Lima
 
BLOG   O   CIDADAO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.