quarta-feira, 20 de maio de 2015

Governador consegue aprovação do plano para finalizar adutora Alto Oeste

O governador Robinson Faria conseguiu, ontem (18), junto ao Ministério da Integração, a aprovação do Plano de Trabalho para a retomada das obras da Adutora do Alto Oeste. Ele já vinha negociando com o Ministro Gilberto Occhi, a liberação de recursos para a conclusão deste sistema que vai favorecer 26 municípios do Alto Oeste potiguar.

Serão beneficiadas com água de qualidade 208 mil pessoas.  As obras se estendem por 366 quilômetros, a partir das barragens de Santa Cruz de Apodi e do açude de Pau dos Ferros. Para ter a garantia do andamento da obra, o Governo do Estado assinará um convênio com o Ministério da Integração no valor de R$ 9,1 milhões.

“Estamos aguardando um posicionamento do Ministério para a assinatura do convênio e posteriormente a liberação dos recursos. Essa adutora vai minimizar bastante as dificuldades causadas por esse longo período de estiagem. Abastecer a população é uma das prioridades da nossa gestão e nossos esforços estão nesse sentido” disse o Governador.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, a obra se encontra paralisada há 532 dias e sua conclusão vai permitir que dez municípios, do Alto Oeste, saiam da situação de colapso e outros três saiam do sistema de rodízio.

O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. Com água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.
 
 
O  CIDADAO

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.