domingo, 17 de maio de 2015

Polícia Civil de Marcelino Vieira, Concede Entrevista!

A dinâmica policial no dia a dia de uma delegacia


As atribuições legais de um policial civil são basicamente as seguintes: cumprir mandados de prisão expedidos pelo juiz, executar ordens de missão policial expedidas pelo delegado de policial civil, investigar crimes, pessoas suspeitas de ter cometidos delitos, prender em flagrante delito quem esteja cometendo crime, registrar ocorrência de crimes, acidentes de trânsitos e fatos relevantes que sirvam como prova na justiça ou outro órgão público, receber ofícios e documentos de autoridades municipais, estaduais e federais etc.
Para ingressar na polícia civil do RN, o candidato terá que comprovar ter cursado um curso superior, podendo ser qualquer curso superior e em qualquer universidade, pública ou privada, porém, o curso tem que ser reconhecido pelo MEC, para os cargos de escrivão e agente, e especificamente terá que ser bacharel em direito para assumir o cargo de delegado de polícia civil. Além de ser submetido a uma bateria de testes, tais como: teste físico, psicológico, prova escrita, ou seja, concurso público. Por fim, se o candidato for aprovado será submetido a um curso de formação policial na academia de policia civil que tem sede em Natal. Onde será ensinada ao mesmo, diversas habilidade, tais como: conhecimentos de direitos humanos, legislação (direito penal, processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direito do consumidor, leis em geral etc.) técnicas de investigação, dentre outros. Por fim, o candidato será submetido a um teste prático, no caso começa o lado prático do curso, tipo, técnicas de armamento, tiro e munição, artes marciais (defesa pessoal), estratégias de combate armado urbano, abordagens de veículos e pessoas, negociação em situação de risco com refém, primeiros socorros etc.  São seis meses para aluno aprender toda técnica policial.
A hierarquia dentro da polícia civil se subdivide da seguinte forma: escrivão de policia civil, agente de policia civil e delegado de policia civil. O chefe de policia civil é o delegado geral. O chefe de cada regional é o delegado regional da policial civil, aqui na região temos o Dr. Célio Oliveira. E cada delegacia da polícia civil é comandada por um delegado civil. Também cada delegacia tem um chefe de cartório, que é um escrivão de policia civil e um chefe de investigação, que é o responsável, juntamente com o delegado, de planejar e executar todas as investigações de uma determinada área de atuação. Aqui quem assumiu essa chefia de investigação fui eu.
Aqui na delegacia de Marcelino Vieira o cidadão poderá ser atendido e receber os seguintes serviços gratuitamente: atestado de residência, atestado de conduta ou nada consta criminal, declaração de pobreza, certidões, registrar ocorrência de crimes ou fatos corridos, dentre outros. O popularmente conhecido B.O.
 Bem basicamente é isso.
 Atualmente estou fazendo 2 outros cursos na rede EAD Senasp que é uma órgão Federal de ensino da secretaria de segurança pública: uma especializado em crimes ambientais e o outro e sobre crimes envolvendo grupos de riscos mulheres, idosos e outros. Já cursei 3 curso: investigação 1, investigação 2 e técnicas de abordagem policial. Ao todo 180 horas aulas.
Jonas Loiola Silva, é Lotado na Delegacia de nossa cidade de Marcelino Vieira. O mesmo é Chefe de Investigação da policia Civil e é qualificado academicamente como: Chefe de Investigação, Formado em Bacharelado de Sociologia e Bacharel em Direito, como também, especializado em Ciências Políticas.
Esta Assessoria quer agradecer pelas informações, que serão úteis para a sociedade Vieirense e, ao mesmo tempo, esclarece a população que o mesmo está aberto e disponível para palestras nas escolas e segmentos de nosso município. Para maiores informações é só ligar para o telefone (84) 3385-4842 ou 9991- 3235.
Estamos à disposição da comunidade. Finalizou o Chefe de Investigação da Polícia Civil de Marcelino Vieira, Jonas Loiola da Silva.



 __________________________________
A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Claudênis

O  CIDADAO




0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.