quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cientistas estão desenvolvendo colírio para substituir cirurgia de catarata

O CIDADAO

medicine-415397_640Pesquisadores americanos estão desenvolvendo um colírio que irá substituir a cirurgia de catarata. Os cientistas descobriram uma substância capaz de “desembaçar” o cristalino, parte do olho que funciona como uma lente e é substituída por outra artificial durante a cirurgia. O colírio pode estar disponível nas farmácias em até cinco anos.
O composto “lanosterol”, utilizado pelos pesquisadores, já foi testado em cães e coelhos idosos e em seis semanas melhorou significativamente a visão dos animais. De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, a substância é capaz de romper as proteínas que escurecem o cristalino.
A teoria dos pesquisadores é que o corpo produz o lanosterol naturalmente quando jovem, mas a produção fica comprometida durante com o envelhecimento, fazendo com que a lente natural dos olhos fique “suja”. Com a utilização do colírio, a substância seria ministrada duas vezes ao dia para “limpar” o cristalino.
A expectativa é de que os primeiros testes sejam feitos em seres humanos nos próximos dois anos. A catarata é a principal causa da cegueira e afeta mais da metade dos idosos no mundo. Atualmente, o único tratamento disponível é a cirurgia, que muitas vezes precisa esperar que a visão do paciente se deteriore o suficiente para ser submetido ao procedimento.
O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.