sábado, 19 de setembro de 2015

sábado, 19 de setembro de 2015

NOVIDADES DA POLÍTICA VIEIRENSE

 

O  CIDADAO 

Postado por Verônica Rodrigues às 09:09


DA OPOSIÇÃO:
1) Babau( em 11.09.15), Aldaélio Alves( em16.09.15) e  Ozório Neto(em 16.09.15) desfiliaram-se do PSB(40). Provável motivo: vão se filiar no PSD(55).

2) De acordo com o sistema do TRE-RN, o vereador Pedro Jr. consta-se como filiado ao PSB. Provavelmente pretende permanecer na sigla.

3) O vereador Cesar Paiva desfiliou-se do PR(22), dia 31.08.2015. Provável motivo: o PR pertence ao Grupo de Iramar, e é presidido por Thales Paiva. A genitora de Cesar é presidente do PMDB, porém, a há futura possibilidade de Cesar se filiar ao PMDB.

4) Qual será a chapa da oposição? Provavelmente Babau o vice não publicado.

5) Aurivones Alves informou numa entrevista que o vereador Valcimar Cosmo(PHS) não tinha mais pretensões políticas. Ou seja, não ia mais se candidatar a vereador. 

6) A convenção do Grupo de Oposição está marcada para a tarde do dia 26  de setembro de 2015, no Mercado Público Municipal.  Conforme provo com o documento público anexo acima.

Muito me admiro, visto que tem candidato sem partido( o próprio vereador Cesar), e já vão fazer convenções? É muita sede de disputar a prefeitura! É muita agonia! Veja o significado de CONVENÇÃO: são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Com a edição da Lei n° 12.891/2013, que estabelece novas regras para as eleições futuras, as convenções devem ocorrer no período de 12 a 30 de junho de ano eleitoral.



DA SITUAÇÃO:
1) A presidenta da câmara Verônica Rodrigues, está desfiliada do PP(11) desde 08.09.15. Motivo: tomaram-lhe a presidência da sigla. Aguarda a sanção presidencial da reforma política para uma nova filiação. E já está com excelente contato partidário.

2) Qual será a chapa da situação? Pode ser formada uma um homem e uma mulher, ou por 2 mulheres. Que será definido em tempo hábil.

3) Há possibilidade do  2º suplente da oposição Adailson Alves, migrar para o partido de Verônica.

4) O Vereador Dr Luzimar continua filiado ao PMDB, de acordo com o site do TRE-RN.

5) Quando será a convenção da chapa apoiada  pela situação? O grupo de oposição, tem assessoria jurídica atualizada. Será de acordo com a  edição da Lei n° 12.891/2013, que estabelece novas regras para as eleições futuras, as convenções devem ocorrer no período de 12 a 30 de junho de ano eleitoral. Só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem inscritos em um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos. 

Portanto não há desespero, para tanta antecipação. Daqui para as eleições de 2016, muitas águas vão rolar. Como por exemplo, a sanção(por parte da presidenta Dilma) da Reforma Política, que, se for aprovado(sancionado), modifica gigantesticamente a legislação eleitoral vigente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.