sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SITUAÇÃO HÍDRICA É CONSIDERADA CRÍTICA EM 33 RESERVATÓRIOS DO RN 

 

O  CIDADAO

 
Entre os 47 reservatórios de água do Rio Grande do Norte, a situação é crítica em 33 deles. Desse total, 21 já estão no volume morto e outros 14 suportam apenas alguns meses de abastecimento, conforme relatório da situação volumétrica da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e informações da diretora de empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Geni Formiga.
De acordo com Geni Formiga, 33 reservatórios do estado estão ou no volume morto ou se aproximando da situação. “Em média, quase 70% dos reservatórios do estado estão com problemas”, revelou a diretora da Caern.
O governador Robinson Faria (PSD), disse que o Rio Grande do Norte possui apenas 24% de reserva de água. As maiores bacias hidrográficas do RN, a Piranhas/Assu e a Apodi/Mossoró sofrem com a pouca quantidade de água. A primeira conta com apenas 22,49% de sua capacidade de água, já a segunda está com apenas 27,39%.
Diante do quadro, 34 cidades enfrentam o sistema de rodízio de abastecimento e 12 estão em colapso de água. A maioria dos municípios atingidos estão na região do Alto Oeste, embora o Seridó também sofra com o desabastecimento.
 
Fonte:Marcos Antonio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.