domingo, 13 de dezembro de 2015

Confirmado reajuste de 11,36% no Piso do Magistério 

BLOG    O   CIDADAO 

O Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em reunião com a CNTE, confirmou reajuste em torno de 11,36% no Piso Nacional do Magistério. Quem dá a notícia é Roberto Botareli, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul-FETEMS.

Pela Lei 11.738/2008, que instituiu o piso nacional dos professores, o percentual anunciado deve ser aplicado logo a partir de primeiro de janeiro do próximo ano. E de forma linear, sobre o salário-base de todos os docentes da Educação Básica pública do país.

É preciso, no entanto, que os educadores e os sindicatos que os representam fiquem alerta. É praticamente unânime no país a velha história de prefeitos e governadores de que "não podem cumprir com o reajuste". Alegam agora principalmente a desculpa da crise. Se não houver mobilização, portanto, em muitos estados e municípios os educadores podem ficar sem esse seu direito respeitado, como inclusive já ocorreu diversas vezes.

Neste sentido, é preciso não baixar a guarda e fazer assembleias ainda este ano, onde for possível, no sentido de deliberar que as aulas de 2016 não serão iniciadas enquanto o reajuste do piso não for pago para todo mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.