domingo, 6 de dezembro de 2015

NA CONTRA MÃO É CRIME.

 

BLOG    O  CIDADAO 


O Dr. Paulo Cesario da Delegacia Civil de Marcelino Vieira ADVERTE: 
Senhores condutores de veículos fiquem atentos, dirigir na contra mão, de modo especial, na entrada da cidade (via ginásio de Esporte "O Carneirão"), vão responder um TCO por cometerem um crime de direção perigosa. Isso vem ocorrendo diariamente nesta cidade, por isso, é importante ter muita atenção, para não ser pego de surpresa. Fica o ALERTA. veja o que diz o código de Trânsito:

1) O crime de direção perigosa, capitulado no art. 306, do Código de Trânsito Brasileiro, não exige para a sua configuração a ocorrência de perigo concreto, perfazendo-se com o simples ato de dirigir veículo em via pública em estado de embriaguez e em intensidade tamanha que por si só, exponha a dano potencial a incolumidade pública;
2) O crime de direção de veículo sem a devida habilitação ou permissão, capitulado no art. 309, do Código de Trânsito Brasileiro, prescinde da ocorrência de perigo concreto de dano, na medida em que exige para a sua caracterização a exposição de um número indeterminado, mas identificados, de pessoas a perigo de dano. O fato praticado sem risco à incolumidade pública configura apenas infração de caráter administrativo, sancionada com multa e apreensão do veículo (art. 162, I, CTB
Muitas vezes a correria do dia a dia faz com que muitos motoristas se esqueçam da prudência e infrinjam algumas regras. Imaginando ser normal muitos motoristas tem como hábito fazer ultrapassagens proibidas, o excesso de velocidade, dentre outras infrações, são as principais causas de acidentes nesta época do ano. A ultrapassagem pode acarretar multa por andar na contramão.
Transitar na contramão em ruas com sentido único de circulação resulta em multa de R$ 191,54 com aplicação de 7 pontos na CNH. Vale lembrar que estacionar na contramão também pode acarretar multa.
A infração por andar na contramão é uma infração muito comum, porém não deixa de ser muitíssimo perigoso. Muitos motoristas quando estão se dirigindo a um determinado local com pressa, ao passar sem perceber pelo local de destino, acaba trafegando na contramão com o intuito de não perder tempo. Muitos também acabam trafegando na contramão por ter entrado em rua errada, tendo que trafegar mais um tempo até o próximo retorno, então acabam infringindo as leis de trânsito.
O fato é que muitos acham que isso pode passar despercebido, mas as multas estão aumentando cada vez mais, tudo isso devido a fiscalização que está cada vez maior, tanto em relação a agentes de trânsitos espalhados por aí, como de radares, que estão cada vez mais preparados para pegar os motoristas infratores.
 _______________________________
Por: Francisco C. Alves Ciríaco

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.