quinta-feira, 24 de março de 2016

O golpe de Teori não foi completo. E o que devemos fazer… 

 

BLOG   O  CIDADAO

teori
Em sua página de Facebook, o advogado Taiguara Fernandes de sousa explica:
Senhores, acalmem-se.
Não foi conferido nenhum foro privilegiado a Lula, nem foi tirada a competência de Sérgio Moro. Teori Zavascki pediu APENAS os processos dependentes das interceptações telefônicas. APENAS DAS INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS. Nada mais.
Fez isto liminarmente, para averiguar a questão tão alegada pelo Governo de que Dilma e outras autoridades com foro privilegiado teriam sido grampeadas. O motivo foram as OUTRAS AUTORIDADES, não Lula.
Não há nenhuma mudança de competência, nenhum reconhecimento de foro privilegiado, nenhuma revogação da decisão de Gilmar Mendes. Somente pediu para averiguar os processos relacionados ÀS INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS.
Lembro de um fato importante: o processo do Bancoop, enviado pela Justiça de São Paulo a Sérgio Moro, onde o promotor Conserino pediu a prisão preventiva de Lula, não depende destas escutas.
Aliás, o próprio Moro já disse que o valor das escutas é superestimado. Há muitas outras provas mais robustas contra Lula.
Claro que a decisão pode ter o efeito de atrasar as coisas, mas não tem o efeito de tirar a competência de Moro.
Vejam o trecho final e o meu destaque: “Em 22.3.2016: ‘…defiro a liminar para determinar a suspensão e a remessa a esta Corte do mencionado “Pedido de Quebra de Sigilo de Dados e/ou Telefônicos 5006205-98.2016.4.04.7000/PR” e demais procedimentos relacionados, neles incluídos o “processo 5006617- 29.2016.4.04.7000 e conexos” (referidos em ato de 21.3.2016), bem assim ***quaisquer outros aparelhados com o conteúdo da interceptação em tela***, ficando determinada também a sustação dos efeitos da decisão que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas.'”
Só uma retificação a fazer: quanto ao início da mensagem de Taiguara dizendo “acalmem-se”. Absurdo.
Na verdade, a atitude de Teori Zavascki deve gerar indignação, e forma como usarmos essa indignação em uma verdadeira panela de pressão vai ser útil ou não a nosso favor. Devemos tomar cuidado para não tomar um Prozac Mental e ficarmos “tranquilos” em um momento em que já passamos da hora de amplificar a revolta.
As explicações de Taiguara servem apenas para evitar o desespero. De resto, elas não mudam os fatos: Teori deu um golpe. Não deu o golpe completo, talvez por vergonha. Se nos tranquilizarmos e adotarmos a “fé em Zavascki” ele amplia o golpe. Se pressionarmos, ele recua. É assim que a guerra política funciona.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.