terça-feira, 17 de maio de 2016

Ilan Goldfajn é confirmado presidente do Banco Central

2008-023819-_20080324Foto: Simone Marinho/24-03-2008 / Agência O Globo
Por interino
O economista Ilan Goldfajn foi confirmado, nesta terça-feira, como o novo presidente do Banco Central, uma das cadeiras mais importantes da cúpula econômica do governo. O anúncio oficial foi feito há pouco pelo novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em coletiva à imprensa.
Aos 50 anos, o economista com mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Goldfan já ocupou uma cadeira no BC: foi diretor de Política Econômica entre 2000 e 2003, na gestão de Arminio Fraga. Desde 2009. Ele é economista-chefe e sócio do Itaú-Unibanco.
No BC, Ilan chegou a trabalhar alguns meses com Henrique Meirelles, que assumiu a presidência da autoridade monetária no primeiro governo Lula. Com o ex-chefe, fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças e abriu a Gávea Investimentos. O economista era o sucessor de Sergio Werlang, responsável pela implantação do sistema de metas da inflação.
A transição de cargo entre ele e o atual presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, deve demorar pelo menos um mês. Ilan só pode assumir quando for sabatinado e aprovado pelo Senado Federal. Essa transição deverá ser feita no ritmo normal. Assim, a troca só seria feita em junho.
O Globo

Blog do BG

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.