quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Câmara aprova em primeiro turno fim das coligações e cláusula de barreira

 

 

POSTADO POR BLOG  O CIDADAO

Explosão de partidos (Foto: Reprodução da internet)O Globo
Após uma última maratona de conversas, a Câmara conseguiu finalmente fechar um acordo e aprovou nesta terça-feira por 384 votos a 16 o fim das coligações para eleições de deputados e vereadores e a cláusula de barreira. A aprovação só foi possível porque os líderes dos partidos chegaram ao seguinte entendimento: avalizar essa matéria esta semana e na semana que vem colocar em votação a pauta mais polêmica, que cria o fundo público para financiar campanhas e muda o atual sistema eleitoral para o chamado distritão, com voto majoritário para o Legislativo. O texto foi aprovado em primeiro turno e ainda precisa ser aprovado em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado.
— Independentemente do resultado, esta Casa é vencedora, esta Casa não se furtou a ser pai de sua própria decisão. Estamos preparados para sempre que o Brasil precisar, darmos as mãos — discursou o presidente interino da Câmara, André Fufuca (PP-MA), antes de proferir o resultado.
A Câmara aprovou apenas o texto base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR). Falta votar ainda os destaques, que, pelo acordo costurado pelos partidos, só serão pautados após a votação da outra PEC do distritão e do fundo, relatada pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), na próxima semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.