terça-feira, 22 de outubro de 2019

Qualidade no peixe panga no RN

 

POSTADO NO BLOG O CIDADAO

 


O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro que começa a se diferenciar em qualidade do peixe panga, de origem vietnamita. Isso porque os produtores organizados em uma cooperativa estão investindo no cultivo da espécie em viveiros e conquistando uma considerável melhora nutricional. O desenvolvimento de uma ração específica, por uma indústria paraibana, está permitindo reduzir a gordura visceral e minimizar a coloração amarelada do filé, que tinha um aspecto pouco atrativo aos olhos dos consumidores. Aos poucos a indústria de beneficiamento está se consolidando com a reativação de frigoríficos.
Os processos de produção do peixe panga (Pangasius) no seu país de origem, o Vietnã, foi um dos temas abordados  no Seminário Técnico de Aquacultura pelo biólogo marinho, Renato Pinheiro Gouveia, que reuniu nesta sexta-feira (18) aquicultores na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O espaço Sebrae Terroir contou com uma vasta programação de oficinas gastronômicas, seminários técnicos, fazenda digital e exposição de produtos terroir potiguares.
O Nordeste brasileiro tem clima, água e espaço territorial, água e clima suficiente para a produção do panga. E apesar de ser um produto relativamente novo, porque ainda não tem nem sete anos de cultivo, a espécie apresenta enorme potencial para o cultivo e comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho.

Imagens dos pulmões de fumante por 30 anos chocam em alerta antitabagismo   POSTADO NO BLOG  O CIDADAO  Sexta, 22 de Novembro de ...